quinta-feira, 1 de março de 2012


"13 obras que você não colocaria na sala da sua casa"









Depois de passar por Juazeiro do Norte-CE e Teresina-PI, a exposição “13 obras que você não colocaria na sala da sua casa” do coletivo MONSTRA chega a Fortaleza, cidade natal do grupo.

Realizado em duas etapas, o projeto inicia nas ruas da cidade expondo 100 obras em diferentes locais, despertando nas pessoas os mais diversos tipos de reação diante de uma pintura exposta/largada na rua. Essas reações são registradas em um vídeo que depois é exibido no espaço expositivo.

Na segunda etapa, mais 100 obras serão postas e repostas na galeria do Centro Cultural Banco do Nordeste à medida que o público for levando os quadros, já que tanto na rua quanto na galeria o público tem a liberdade de levar as obras gratuitamente, caso realmente se interesse por alguma delas. E apesar dos quadros atípicos, com imagens supersticiosas, escatológicas, estranhas e até mesmo amaldiçoadas (como é o caso da releitura da famosa série “crianças chorando” do italiano Giovanni Bragolin*), ao término de cada mostra, todas as obras são levadas pelo público.

A exposição é uma ação conceitual desenvolvida pelo coletivo MONSTRA com a intenção de discutir o tipo de produção artística que é “aceitável”, assimilada e considerada boa arte pela população, e fazer com que o cidadão repense seus conceitos sobre a imagem ao ter a opção de adquirir um quadro – objeto instituído universalmente como uma obra de arte.

A intenção é a de discutir a idéia preconcebida do que é considerado belo na arte. Discutir a maneira com a qual a população conceitua e reconhece uma obra de arte. As imagens pintadas nas telas terão a função de levar ao público discussões do tipo: Tudo que está pintado numa tela é arte? Qual o critério de qualidade adotado pela grande maioria das pessoas para adquirir uma obra de arte?

O projeto faz parte da proposta do coletivo MONSTRA que é a de utilizar a arte para discutir os costumes e hábitos da nossa região e época, através de uma proposta conceitual que possa ser do alcance de todas as pessoas, e não somente das já iniciadas no circuito das artes.

----------------------------------------------------------------------------------

* Sobre a série “Crianças Chorando” de Giovanni Bragolin:
Existem boatos que as pinturas dessa série contêm mensagens subliminares que trazem desgraça para as famílias que as tiverem em suas casas. Vários casos foram divulgados na imprensa mundial gerando histeria e fazendo com que grupos queimassem os quadros em praça pública.

Coletivo MONSTRA
Weaver Lima, Franklin Stein, Ise Araújo, Jabson Rodrigues, Everton Silva, Mychel TC, Lui Duarte e Saulo Tiago

Local
Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza / Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro, Fortaleza - CE

16 de fev à 18 de março - 2012

+ Fotos







Nenhum comentário: